terça-feira, 17 de abril de 2012

COTAS RACIAIS: 3 ESTATÍSTICAS


3 Estatísticas sobre a desigualdade demográfica com base na cor e sexo e situação economica.


Desde o descobrimento do Brasil os negros estão carregando o desenvolvimento do país nas costas, onde a exploração da mão de obra escrava era constante e ainda é praticada. Quando foi lançado as três leis de libertação da escravatura: Lei do ventre Livre (1871), Lei dos Sexagenários (1885) e Lei Áurea (1888), mesmo depois disso ainda ficou o preconceito e intolerância a cultura negra.
De acordo com os índices gerados pelo censo do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que mostra a densidade demográfica com o decorrer dos anos a população só aumentou desornamente causado diversas consequências para a sociedade em que vivemos. Em especial, a população negra que em geral foi prejudicada coercitivamente em razão da discriminação e preconceitos, que ainda se pratica na presente sociedade.
Esse crescimento desordenado causou um impacto no desenvolvimento da cultura negra, aonde os negros não conseguiram no decorrer dos tempos acompanhar o desenvolvimento econômico, educacional, cultural, etc. Hoje o cenário melhorou com a ajuda dos direitos humanos, a ética, leis de diretrizes e normas. A sociedade reconheceu que é necessária uma atenção especial para essa causa, pois com as pesquisas nas entidades como IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Dieesef – Departamento Intersindical de estatísticas e estudos socioeconômicos, entre outras entidades, ajudou a perceber que os negros são em sua maioria desfavorecidos por conta de fatores possíveis de preconceito ou racismo.
De acordo com algumas pesquisas realizadas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, e divulgada no site r7noticias a pesquisa identifica que em algumas cidades tirando como comparativas duas regiões metropolitanas “uma com 50% com de pretos e 50% brancos e outra com 80% de brancos e 20% de pretos. No primeiro caso, o desemprego será de 15% e, no segundo caso, a taxa cai para 12%.” (Raphael Hakime, do R7).
Visando esse problema algumas politicas públicas tentam melhorar a qualidade de vida da cultura negra, buscando solucionar essa diferença com aplicações de leis especifica para acabar com a preconceito e reintegrar os negros na sociedade de forma que consiga recuperar essa grande diferença sociocultural e econômica.
A universidade Federal do Pará promoveu uma enquete com os alunos brancos e pretos de escolas versando suas opiniões. De tantas opiniões diversificadas se teve um consenso sobre as práticas educacionais do Brasil onde se foca grande parte do problema como podemos ver no comentário do aluno Orlando Mordelo “estão querendo passar para o nível superior um problema que é de escala inferior, que seria um problema de formação básica. Tem de se investir no melhoramento do setor de base da escola". - Orlando Mordallo, 18 anos, aluno do colégio Nazaré. (UFPA).
Seguem mapas e tabelas apresentando a diversidade cultural distinguida por etnia no mapa do Brasil no ano de 2000.


Figura 1 - Mapa de pessoas alfabetizadas segundo a cor
Fonte: IBGE, Ciência de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2000.



Figura 2 - Evolução da população brasileira segundo a cor - 1872/1991 População
Fonte: REIS, João José. Presença Negra: conflitos e encontros. In Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE, 2000. p: 94



Figura 3 - Estimativas da População de 10 anos e mais segundo condição de atividade por cor e sexo no Distrito Federal - 2001/2002
Fonte: DIEESE/SEADE e entidades regionais. PED - Pesquisa de Emprego e Desemprego




Figura 4 - Estimativas da População de 10 anos e mais segundo condição de atividade por cor e sexo no Distrito Federal - 2001/2002
Fonte: DIEESE/SEADE e entidades regionais. PED - Pesquisa de Emprego e Desemprego.


Se compararmos os dois gráficos, notaremos que houve uma queda drástica comparada aos resultados do Censo de 1991, os resultados do Censo 2000 registraram a redução da uma parte da população que se declarou parda e um pequeno aumento da população que se declarou branca ou negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário