terça-feira, 17 de abril de 2012

COTAS RACIAIS: 4 Conclusão


4 Conclusão


Percebe-se ao longo da pesquisa que a cota de negros é efetiva para a sociedade, porém é mal aplicada, uma vez que mascara a realidade que é a falta de qualidade e prioridade no ensino brasileiro, tendo em vista que o ensino básico e fundamental é o tripé para a evolução socioeconômica. Existe a necessidade de uma política mais abrangente que atenda não só os negros mais a população de baixa renda em geral independente da sua etnia, que por sua maioria tem a etnia negra. A exclusão não esta apenas na cor, mas na condição socioeconômica da maioria da população brasileira.
Utilizando uma frase colocada no texto onde se diz; “Será que, através dessa ação, os desiguais escolhidos estarão sendo elevados à mesma posição dos antes privilegiados?”. E difícil responder com certeza os efeitos da lei, porem notamos que ha uma grande contravenção em relação à aceitação da lei, pois ambos os "DITOS FAVORECIDOS" durante o período histórico, não vem desta forma, alguns criticam o uso da lei. Não necessariamente a lei em si, mais as formas de introdução de tal e principalmente as falhas que ela apresenta durante sua aplicação, e difícil afirmar que; "A LEI E EFICAZ", pois beneficia classes de altos níveis, que se beneficiam apenas pelos fatores exigidos para se obter vagas no ensino superior pelo sistema de cotas. Que não tem um método padrão de seleção, tornando então a lei um elemento decisivo na classificação no vestibular, mas de eficácia discutível.
A questão principal não é o preconceito manifesto, mas sim as diversas faces do preconceito que aparecem nos salários mais baixos, nas taxas de desempregos elevadas para negros e também em regiões onde se tem origens negras. Fica evidente nas escolas particulares comparadas às públicas que o acesso ocorre de forma diferenciada, à qual se observa pessoas negras tendo menos privilégios ao ensino de qualidade. Em relação ao ensino superior fica mais evidente a dimensão da disparidade étnica.
Os estigmas, a discriminação e o preconceito estão presentes na nossa sociedade e as cotas têm por objetivo de amenizá-los, para assim reintegrar a curto prazo a cultura negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário