3.2 Nível de escolaridade das etnias
Na pesquisa pode se
deduzir que a população entre 7 e 14 anos independente da cor, religião estava
praticamente na escola no ano de 2002. Porém, de uma maneira geral, as taxas de
escolarização para os demais grupos de idade foram maiores para a população
branca quando comparada à preta e parda. A pesquisa também revela que ao se
avaliar a frequência por pessoas de 15 anos ou mais a desigualdade vai ficando
mais evidente quando se depara com a cor negra. Com índice de aumento das
faixas etárias, as diferenças se acentuam ainda mais.
Fonte:
IBGE, Ciência de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais,
Censo Demográfico 2000: Resultados do Universo.
Enquanto
metade dos entrevistados entre 15 e 24 anos estava cursando o ensino médio, a
mesma proporção de pretos e pardos anda estava cursando o nível fundamental. No
nível superior os dados assustam com essa desigualdade que se repete: 21,7% dos
brancos e 5,6% dos pretos e pardos cursam nível superior.
- 15 a 17 anos é 60% dos brancos e 36,3% dos pretos e pardos já haviam cursado o ensino médio
- 18 a 19 anos é 23,9% dos brancos e 5,3% dos pretos e pardos cursavam o ensino superior
- 20 a 24 anos é 57,2% dos brancos e 18,4% dos pretos e pardos cursavam o ensino superior
Quanto maior a idade do
individuo de cor negra, maior é a dificuldade de acesso ao ensino superior,
isso por que o governo garante um suporte às famílias na menor idade com
subsídios de bolsas. Já na fase adulta o individuo necessitando trabalhar para
o seu auto sustento muitas vezes abonadona seus estudos por não conseguir pagar
uma faculdade e por causa do acesso competitivo às universidades federais e
estaduais, hoje em sua maioria ocupada por brancos que muitas vezes tem
condições financeiras de arcar com o ensino particular.
Nesse sentido as cotas para negros vem
contribuir com acessibilidade da etnia negra e parda nas universidades
independentemente de sua classe econômica e social, pois as cotas não têm
critérios de avaliação socioeconômica.
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